Existem por aí muitas fórmulas mágicas para ter uma pele saudável, mas cuidado pois muitas não passam de mitos. Nada melhor do que conhecermos alguns no dia da mentira, não é mesmo?

1. Qualquer creme previne o surgimento de rugas? MITO. A prevenção se baseia principalmente no uso correto e rotineiro de protetor solar e em ficar longe do cigarro. Cremes com ativos indicados e personalizados para cada pele são um bom auxílio.

2. Somente sabonetes antibacterianos livram a pele dos microrganismos? MITO. O sabonete comum possui o mesmo efeito e deixa a pele limpa. Sabonetes antimicrobianos possuem bactericidas que aumentam a eficácia.

3. Pele bronzeada é sinal de saúde? MITO. Não há nenhuma relação comprovada cientificamente entre pele bronzeada e saúde e os estudos que tentam comprovar isso possuem importantes erros de metodologia que comprometem as suas conclusões. A pele bronzeia porque houve exposição excessiva à radiação ultravioleta, o que pode gerar mutações no DNA e doenças de pele. Porém, a exposição ao sol no início da manhã ou final da tarde pode trazer benefícios à saúde, pois permite ativar a Vitamina D que ajuda a manter os ossos firmes.

Nossa dica hoje é ficar esperto com as promessas que vendem por aí e sempre buscar um dermatologista para cuidar da sua pele da melhor forma possível.
1 de abril